laboratório

experimentos e reflexões para a poesia da escrita e do olhar livre 

<

O mundo quer ser TRANS


Noto com frequência o uso do prefixo em vocábulos ou conceitos que se sustentavam em si ou bastava seu contrário. Os conceitos querem ser TRANS, ou uma transordem dos transconceitos??? O mundo ficou pequeno para definições e verdades que os termos pretendiam, agora a necessidade é a expansão do círculo, do limite, do poder em dialogar, de assumir ambiguidades e ser mais, para muito além do bem e do mal que a palavra e sua denotação possam dizer. Nem mais terá dicionário. É um transdicionário! A tecnologia e o cyber espaço são TRANS também. E não falo das palavras que são nossas velhas conhecidas que nem são mais tão TransAssim:

transformar

transação

transigir

transferir

transvaginal,

transição

transcodificado

transmissão

transparente

transpirar

transtorno

transversal

transfusão

transgredir

translação

transexual

transposto

transporte

e por aí vai.

Agora, na cidade onde vivo, inaugurou a TRANScarioca, apenas uma avenida que liga a Barra ao aeroporto Galeão, e a Avenida Brasil passará a ser TRANSBrasil. No campo do ensino a disciplina é TRANS, sendo muitas, amém! Pois o saber é de analogias que uma disciplina não sustenta.

No campo do direito civil, já se falam de TRANSindividuais que é da ordem de interesses coletivo.

A TRANSfobia realmente nem devia existir, deveria ser banida de qualquer pequeno humano que se diz um ser, já que a moda é ser TRANS!!!!

E proponho então a arte assumir o modismo também e se dizer TRANScontemporânea, porque arte contemporânea, ou pós já estão gastas e não dão conta da hibridez e transversalidade das linguagens e das formas.

A alimentação é TRANSgênica e nisso é preciso resistir bravamente! E que depois dos alimentos ultraprocessados não venham com os transprocessados!!!!

Tavez estejamos mesmo caminhando para a TRANShumanidade, numa TRANStemponareidade. Para quem não conhece procure então saber sobre transhumanismo.

Foi aí que TRANStornei de ser tão tão trans. Sou apegada ao simples, ao natural, aos recursos analógicos, ao artesanal, ao feito à mão, mas será ainda possível ser assim nesse pequeno planeta?

Mas a língua é viva e vida longa ao mundo TRANS em ser múltiplo, ambíguo, ser além, permitir

transpensar

transentir,

translocar

transviver

transcorporar

...

transcender,

transbordar,

transformar

transpirar

mas que seja de verdade enquanto essência de sua natureza

transpsicofisicoemocional!!! Seremos TRANSASSIM!!!